Caminhada Pedagógica

A Escola, cada vez mais, se depara com o desafio de desenvolver estratégias que permitam a formação integral  de jovens que são e continuarão a ser basilares na nossa sociedade. Por isso, em vez de chegarem e entrarem, os alunos, professores, e alguns assistentes operacionais saíram. Saíram para regressar, algumas horas depois, cansados, mas satisfeitos. Foi assim no dia 29 de maio, um dia de primavera com céu azul e sol, mas com algum ar fresquinho à mistura.

As aulas, nesse dia, converteram-se numa caminhada pedagógica e as aprendizagens foram adquiridas através de uma abordagem diferente. O ponto de partida, Valadares, serviu de motivação, e o percurso trilhado até Santa Marinha do Zêzere permitiu observar, compreender, questionar, valorizar e aprender. É fundamental adquirirmos competências que nos permitam ser cidadãos atentos e proativos , mas só o seremos se formos capazes de analisar e compreender o mundo que nos rodeia, seja no centro de uma grande cidade, seja num ambiente rural, como o nosso.

Além disso, esta atividade possibilitou, ainda, um salutar convívio entre todos os que diariamente se cruzam nos corredores e salas de aula.

Como se pretendia, foi muito mais do que uma caminhada. Foi um meio diferente com o mesmo fim: formar cidadãos à altura das exigências do mundo atual.

Clube de Jornalismo

About the author

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *