Semana Europeia da Programação

As turmas do 4º ano, A e B, do Centro Escolar do Sudeste de Baião, participaram na Semana Europeia da Programação – EU Code Week 2019. A Semana Europeia da Programação, que decorreu de 5 a 20 de outubro, é um evento em que alunos, escolas e organizações ligadas à programação organizam atividades no âmbito da programação com o objetivo de levar as competências digitais e a inovação aos cidadãos da Europa e do resto do mundo.

A atividade realizada pelos alunos do 4º ano do 1º ciclo esteve inserida na disciplina de Inglês Curricular, em que os alunos, através do programa “Scratch”, em que é utilizada programação de blocos, criaram um diálogo animado em Inglês com duas personagens. Os alunos já conhecem o programa, pois, no âmbito da oferta complementar na disciplina de TIC, exploram e programam atividades com este programa. Assim, o desafio foi lançado e os alunos estiveram muito empenhados na atividade. Em pares, na anterior aula de Inglês, os alunos escreveram o diálogo, decidindo quais as estruturas a utilizar no âmbito da Língua Inglesa. No dia 7 de outubro, na sala de Informática do Centro Escolar do Sudeste de Baião, os alunos, de forma colaborativa e em pares, trabalharam no programa “Scratch” e conseguiram criar um diálogo animado simples em Inglês, programando todos os passos de forma a que fizessem uma pequena história. Os trabalhos foram todos gravados e os alunos tiveram oportunidade de ver o trabalho de cada grupo.

A atividade foi um sucesso. Os alunos gostaram muito e foi uma experiência muito enriquecedora, na medida em que os alunos, de uma forma simples, colocaram em prática as suas competências digitais.

Prof.ª Susana Aleixo

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *