Chapéus de outro mundo…

Em tempo de “Halloween” há chapéus para todos os gostos. Os alunos do Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião trabalharam na construção de chapéus alusivos ao dia 31 de outubro, data em que se comemora uma tradição cultural que vem dos Celtas.

Resolveram os alunos e professores fazer um Hat Contest, atividade promovida pelo Departamento de Línguas e inserida no Plano Anual de Atividades. O projeto desenvolvido teve o contributo das áreas curriculares de CEA, Educação Visual e Educação Tecnológica, Inglês (sociocultural) e Português. Para a construção e design, os alunos receberam orientação para a criação de chapéus de bruxas e cartolas de feiticeiros. Usaram os mais variados materiais, desde cartolina, objetos que insinuam o dia de Halloween, materiais recicláveis, tintas e outras peças decorativas da época. Os alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclos foram muito criativos e originais na sua participação. Este concurso de chapéus procurou desenvolver a criatividade, capacidade de cooperação e coadjuvação entre todos.

Todos os concursos têm vencedores e vencidos, mas, apesar de o pódio ter três lugares, todos foram vitoriosos na concretização de autênticas obras de arte. As escolas ficaram decoradas e todos ganharam mais erudição. Que esta cultura, oriunda do culto do povo Celta e agora difundida por todo o mundo, seja uma forma de recuperar uma nossa, portuguesa, o chamado ritual “Pão por Deus” que consistia em fazer peditórios pelas casas das cidades e aldeias em busca de pão, bolos e frutos secos.

Alunos do 6.º A

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *