A água é a nossa vida!

No dia 27 de novembro, a turma A do quinto ano realizou uma saída de campo na área curricular de Ciências Naturais, para efetuar a recolha de água em charcos, no exterior da sala de aula. Essa água encontra-se num estado de não potável, ou seja, imprópria para beber.

Os alunos utilizaram garrafas de água de plástico para fazer a coleta de exemplos de água no recinto escolar. É intenção da professora e da turma deixar a mesma, que contém impurezas, em repouso durante uma semana. É provável que fiquem depositados detritos no fundo da garrafa e que os mais leves se acumulem à superfície. O objetivo desta experiência é demonstrar aos alunos que é possível tratar água que não podemos beber para outra que possamos ingerir.

Há diversas formas de potenciar a pureza da água para que esta possa ser bebida.

Os alunos também foram abordados relativamente a um conteúdo que já apreenderam no 3.º ano do 1.º ciclo. Aprenderam conceitos novos em inglês que traduziram na aula desta língua estrangeira e fizeram, ainda, a representação do Ciclo da Água em forma gráfica que legendarão em língua portuguesa e inglesa.

A turma pretende expor alguns trabalhos com as conclusões da experiência e com a representação gráfica do Ciclo da Água que nos faz viver dia a dia.

5.ºA

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *