A inclusão começa em cada um de nós

No dia 5 de dezembro, o grupo de Educação Especial do AESB, em colaboração com o SPO, comemorou o “Dia internacional da pessoa com deficiência”, com o tema “A inclusão começa em cada um de nós”. Nesse âmbito, realizaram-se na Biblioteca Escolar várias atividades com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa sobre a inclusão e para a existência de pessoas ”diferentes”.

As atividades desenvolvidas iniciaram com uma sessão de equitação adaptada. Os alunos vivenciaram momentos únicos com o Cavalo Xavier e um pónei, contando com a supervisão do prof. Adriano e da psicóloga do SPO, Dra. Tânia.

Seguiu-se a intervenção do CAO (Chavães e Mesquinhata) da Sta. Casa de Misericórdia de Baião que mostrou aos presentes um vídeo com as atividades desenvolvidas com os utentes. Foi, ainda, apresentada uma dramatização intitulada “De volta ao meu mundo”, que maravilhou os presentes.

Posteriormente, foram apresentadas na BE atividades com cães de intervenção assistida, a cargo da Associação ÂNIMAS, que explicou aos alunos como se deve acariciar os cães, para evitar acidentes, e como se deve dar um biscoito, entre outros temas. Prosseguiu a atividade com a apresentação de várias habilidades dos cães com a colaboração da Dra. Liliana do SPO, para delícia dos alunos presentes.

A atividade terminou com vários momentos musicais, com a leitura de um poema pela aluna Francisca e, ainda, com a pintura, pelos alunos, de uma joaninha diferente.

Foi uma manhã agradável, que permitiu relembrar que todos somos diferentes, sendo necessário que a diferença seja encarada com a maior naturalidade possível e que cabe a cada um de nós colaborar para UMA SOCIEDADE MAIS INCLUSIVA.

Grupo de Educação Especial

About the author

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *